Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Incra

 logotipo sei      


Processo Eletrônico

Os processos administrativos do Incra são realizados por meio eletrônico a partir de 2 de outubro de 2017. A regra é válida para todas as unidades da autarquia, que participam agora do projeto do Processo Eletrônico Nacional (PEN) e utilizam o Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

O SEI é o sistema oficial de gestão documental do Incra, no qual devem tramitar todos os documentos e processos, sejam digitais ou digitalizados. A utilização vai promover agilidade, transparência, segurança e economia de recursos na tramitação de processos.

O sistema vai eliminar gradativamente o papel como suporte físico para documentos institucionais e assegurar o compartilhamento de documentos e informações em tempo real. A partir de 2 de outubro de 2017, os novos processos serão abertos exclusivamente no formato eletrônico por meio do SEI. Processos em tramitação e abertos antes dessa data devem ser digitalizados até 31 de dezembro de 2018, enquanto os arquivados devem ser digitalizados até 31 de dezembro de 2020.

Acesse abaixo as funcionalidades do SEI disponibilizadas para o público externo e interno.

 

botão usuário interno sei  Usuário Interno
Ambiente exclusivo para os servidores e os colaboradores do Incra destinado à gestão dos processos eletrônicos.

 

botao usuario externo sei

Usuário Externo
O SEI disponibiliza cadastro para Usuários Externos, destinado a pessoas físicas e jurídicas que participem de processos administrativos junto ao Incra para envio de documentos e comunicação de atos. Verifique as condições de acesso estabelecidas no Capítulo VII da Portaria Incra/P/Nº 565/2017. Caso se enquadre nessas situações, acesse o módulo Usuário Externo do SEI.
Para acessar os processos e verificar sua tramitação, utilize a opção abaixo "Consulta Processual".

 

botao autenticidade de documentos sei

Autenticidade de Documentos
Acesse para verificar a autenticidade de documentos produzidos no SEI.

 

botao consulta processual sei

Consulta Processual
Acesso livre para pesquisar os processos eletrônicos do Incra iniciados ou inseridos no SEI. A ferramenta de pesquisa possibilita acesso aos documentos e a visualização de sua tramitação.

 

botao processo papel sei

Processos em Suporte Papel
Caso o processo não seja encontrado na consulta processual do SEI, trata-se de processo antigo, em suporte papel, ainda não digitalizado e inserido no sistema. Nestes casos, a consulta deve ser realizada em uma unidade do Incra.

Os processos em suporte papel abertos antes de 2 de outubro de 2017 serão incluídos gradativamente no SEI até 31 de dezembro de 2020.

 

 

 

 

Ir para o Topo